Projeto Memória Ferroviária recebe pesquisadores internacionais para discutir o Patrimônio Ferroviário

Previsto em seus objetivos, o Projeto Memória Ferroviária receberá pesquisadores de diferentes universidades internacionais para discutir sobre o patrimônio ferroviário paulista.

0011

A primeira delas ocorreu entre 30 de Agosto a 10 de Setembro, período de estada do Dr. Roger White, diretor acadêmico do Ironbridge International Institute for Cultural Heritage, da Universidade de Birminghan (Inglaterra). Sua reconhecida experiência enquanto arqueólogo e, sobretudo, com o trabalho de ativação e gestão de novos usos em áreas industriais, são algumas das possibilidades de contribuição deste pesquisador. Sua vinda foi possível com recursos da FAPESP, que financia o Projeto Memória Ferroviária. O cronograma de visitas contou com diferentes reuniões na UNESP e na UNICAMP para discutir possibilidades de pesquisa e trabalhos conjuntos.

A proposta do coordenador Dr. Eduardo Romero de Oliveira (Universidade Estadual Paulista – Campus de Rosana), é avançar para programas de colaboração internacional investigativa sobre a gestão e proteção do patrimônio cultural (particularmente o patrimônio industrial) entre a UNESP e a Universidade de Birmingham. Esta proposta já conta com participação da UNICAMP e da Universidade de Sevilha (Espanha). A visita do professor Roger White representou uma importante oportunidade de ampliar esta colaboração no âmbito internacional. Através de uma parceria com o Laboratório de Arqueologia Pública “Paulo Duarte”, da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), o professor ministrou conferências, participou de reuniões e visitas técnicas em espaços ferroviários.

0012

O contato com a comunidade acadêmica ocorreu em três conferências. A primeira atividade foi realizada no dia 01 de setembro na UNICAMP. O Dr. Roger White falou sobre as experiências de ativação de espaços industriais no Reino Unido. Os relatos de experiência nos campos de pesquisa e gestão na região de Ironbridge foram destaque na palestra. Ao final, apresentou dados sobre a preservação e usos culturais de remanescentes ferroviários. No mesmo local, no dia 03, a convite do professor Funari, falou sobre Arqueologia na Antiquidade Tardia na Britannia para um grupo de alunos de graduação e pós-graduação. E a última delas, realizada no CEDAP /UNESP, em Assis, no dia último dia 04 de setembro, falou sobre a atuação profissional do arqueólogo na Inglaterra e as particularidades da pesquisa nesta área para alunos de pós-graduação da FCL/UNESP – Campus de Assis. Na ocasião foi discutido proposta de convênio entre o Ironbridge Institute of Cultural Heritage e o Programa de Pós-graduação em História, da FCL/UNESP, e as diversas possibilidades de mobilidade de alunos e professores entre as duas instituições na linha de patrimônio cultural.

O ciclo de visitas técnicas em espaços ferroviários ocorreu nas cidades de Campinas, Jundiaí, Bauru, São Paulo e na vila de Paranapiacaba (Santo André). As cidades contempladas no percurso possuem remanescentes industriais, especificamente os ferroviários, que no passado foram considerados vetores de urbanização nas áreas em que se inseriam. O Dr. Roger White teve acompanhamento integral do coordenador Dr. Eduardo Oliveira e algumas participações de alunos do nível de pós-graduação, além do arqueólogo Dr. Pedro Funari (UNICAMP) e a turismóloga Dra. Renata Ribeiro (UNESP).

0013

Anúncios

Um comentário sobre “Projeto Memória Ferroviária recebe pesquisadores internacionais para discutir o Patrimônio Ferroviário

  1. Pingback: Projeto Memória Ferroviária no Reino Unido | Projeto Memória Ferroviária

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s