Complexo da Estação Ferroviária de Jundiaí (SPR): avaliação da proteção e potencial de uso turístico de um patrimônio ferroviário

Projetos de Pesquisa MF

Autora: Milena Meira da Silva (CV Lattes)

Orientador: Prof. Dr. Eduardo Romero de Oliveira (CV Lattes)

Vigência: 01 de outubro de 2014 – 30 de setembro de 2015

Agência financiadora: FAPESP (processo nº 2014/16572-6)

Tendo como tema principal o estudo da viabilidade de uso turístico do Complexo da Estação Ferroviária no município de Jundiaí-SP, este projeto tem por objetivo geral analisar o Complexo tombado da Estação Ferroviária de Jundiaí, com enfoque em sua preservação patrimonial, a fim de identificar o potencial como recurso turístico e demais usos do bem protegido. De maneira específica, trata-se de um estudo do processo de tombamento do Complexo da Estação Ferroviária de Jundiaí, com o intuito de detalhar a proteção existente sobre estes bens tombados no âmbito estadual e municipal. Pretende-se também, levantar as ações de preservação promovidas pelo atual responsável pela estação, assim como identificar os usos e estado atual de conservação do bem protegido. E, por fim, avaliar os serviços de recepção ao turista nestes espaços ferroviários.

Esta pesquisa é realizada a partir de um levantamento bibliográfico referente aos temas bases tratados na pesquisa, e aprofundamento no processo de tombamento e demais informações quanto à proteção existente no Complexo da Estação de Jundiaí. A verificação das ações de preservação adotadas pela atual administradora da Estação Ferroviária de Jundiaí, a CPTM, será realizada por meio de consulta ao responsável pelo setor de comunicação da empresa. No que se refere à identificação dos usos e atuais estados de conservação, e da avaliação do uso turístico do bem, utilizaremos fichas cujo modelo foi previamente estabelecido pela equipe do Projeto Memória Ferroviária.

Fale com a autora

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s