Os Bens Ferroviários nos Tombamentos do Estado de São Paulo (1969 – 1984)

Projetos de pesquisa MF

Autor: Ewerton Henrique de Moraes (CV Lattes)

Orientador: Prof. Dr. Eduardo Romero de Oliveira (CV Lattes)

Vigência: 01 de outubro de 2014 – 30 de setembro de 2015

Agência financiadora: FAPESP (processo nº 14/o4139-6)

DSC_0246

Os tombamentos de bens ferroviários no Estado de São Paulo tiveram início com a abertura do processo da Estação Ferroviária de Bananal ao final da década de 1960. Entre 1969 e 1984, recorte deste estudo, o Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (CONDEPHAAT) reconheceu 10 (dez) bens de origem ferroviária. Estas proteções, em sua maioria, compreendem apenas o edifício de embarque e desembarque de passageiros. O elevado número de estações reconhecidas no Estado é apontado como uma tendência nostálgica e tratamento unitário das partes. Não há dúvidas que são elementos relevantes na composição das memórias, contudo, pouco esclarecedores da importância tecnológica e econômica das ferrovias. A partir destas considerações nos interessa saber: qual o argumento que justificou as proteções de bens ferroviários no período? Para atuar neste problema tomaremos como estudo de caso o tombamento do Acervo da Estrada de Ferro Perus Pirapora. Desta forma, temos como objetivo compreender os argumentos para valoração e conflitos presentes neste processo de tombamento, para assim contribuir com as reflexões sobre as práticas oficiais de preservação do patrimônio ferroviário no Estado de São Paulo.

Fale com o autor

Anúncios

Um comentário sobre “Os Bens Ferroviários nos Tombamentos do Estado de São Paulo (1969 – 1984)

  1. Pingback: PMF nas Jornadas de Patrimônio Ferroviário (UNICAMP) e na XXXII Semana de História da UNESP/Assis | Projeto Memória Ferroviária

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s