Pesquisas do Projeto Memória Ferroviária no IX Fórum Internacional de Turismo do Iguassu

Alunos de Graduação e Mestrado vinculados à equipe MF participaram no passado mês de junho no IX Fórum Internacional de Turismo do Iguassu, que ocorreu entre os dias 17 e 19 sob o tema principal “Turismo e Desenvolvimento Econômico”. O evento, entre os mais relevantes para os turismólogos brasileiros em fase de formação, foi organizado pela De Angeli Feiras & Eventos em parceria com a UNIVALI, como parte do Festival de Turismo das Cataratas.

1

A graduanda Graziela Alves da Silva (UNESP/Rosana, PMF) apresentou o artigo “O Museu da Companhia Paulista: Um estudo sobre visitação num museu industrial”. O trabalho faz parte do projeto de Iniciação Científica realizado pela Graziela em 2014 (FAPESP 13/27105-7). A autora considerou que a participação no eixo estruturante Turismo e Cultura foi de suma importância tanto para compreender o valor atribuído ao patrimônio cultural, bem como para verificar a atuação dos órgãos de proteção. A mesma ainda destaca que este evento possibilitou um intercâmbio de experiências com outras instituições e, por fim, ressaltou o enriquecimento proporcionado pelas discussões levantadas durante o evento.

Graziela Alves durante a sua apresentação

Graziela Alves durante a sua apresentação

Por outro lado, a graduanda Vanessa Suzart (UNESP/Rosana) apresentou o artigo “Planejamento do turismo sob a análise espacial: um estudo em Paranapiacaba/SP”, que tem como co-autores à Profa. Dra. Renata Maria Ribeiro (UNESP/Rosana) e ao mestrando Ewerton Henrique de Moraes (UNESP/Bauru), ambos da equipe MF. O dito trabalho reflete sobre as teorias espaciais do Turismo e utiliza dados coletados a partir de ferramentas desenvolvidas pelo PMF através dos formulários Google. A Vanessa afirmou que o evento proporcionou-lhe uma diversidade de conhecimentos no eixo do Desenvolvimento Local. “Abordar a temática de planejamento na Vila de Paranapiacaba foi algo interessante” -declarou- “pois na sala de apresentação não havia nada parecido”. Em suma, a Vanessa considerou que a participação do evento e a elaboração do artigo foi uma experiência que agregou-lhe grandes valores acadêmicos para a sua graduação.

Vanessa Suzart, feliz logo depois de apresentar o seu trabalho

Vanessa Suzart, feliz logo depois de apresentar o seu trabalho

Anúncios

Um comentário sobre “Pesquisas do Projeto Memória Ferroviária no IX Fórum Internacional de Turismo do Iguassu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s