Pesquisas do Projeto Memória Ferroviária no IX Fórum Internacional de Turismo do Iguassu

Alunos de Graduação e Mestrado vinculados à equipe MF participaram no passado mês de junho no IX Fórum Internacional de Turismo do Iguassu, que ocorreu entre os dias 17 e 19 sob o tema principal “Turismo e Desenvolvimento Econômico”. O evento, entre os mais relevantes para os turismólogos brasileiros em fase de formação, foi organizado pela De Angeli Feiras & Eventos em parceria com a UNIVALI, como parte do Festival de Turismo das Cataratas.

1

A graduanda Graziela Alves da Silva (UNESP/Rosana, PMF) apresentou o artigo “O Museu da Companhia Paulista: Um estudo sobre visitação num museu industrial”. O trabalho faz parte do projeto de Iniciação Científica realizado pela Graziela em 2014 (FAPESP 13/27105-7). A autora considerou que a participação no eixo estruturante Turismo e Cultura foi de suma importância tanto para compreender o valor atribuído ao patrimônio cultural, bem como para verificar a atuação dos órgãos de proteção. A mesma ainda destaca que este evento possibilitou um intercâmbio de experiências com outras instituições e, por fim, ressaltou o enriquecimento proporcionado pelas discussões levantadas durante o evento.

Graziela Alves durante a sua apresentação

Graziela Alves durante a sua apresentação

Por outro lado, a graduanda Vanessa Suzart (UNESP/Rosana) apresentou o artigo “Planejamento do turismo sob a análise espacial: um estudo em Paranapiacaba/SP”, que tem como co-autores à Profa. Dra. Renata Maria Ribeiro (UNESP/Rosana) e ao mestrando Ewerton Henrique de Moraes (UNESP/Bauru), ambos da equipe MF. O dito trabalho reflete sobre as teorias espaciais do Turismo e utiliza dados coletados a partir de ferramentas desenvolvidas pelo PMF através dos formulários Google. A Vanessa afirmou que o evento proporcionou-lhe uma diversidade de conhecimentos no eixo do Desenvolvimento Local. “Abordar a temática de planejamento na Vila de Paranapiacaba foi algo interessante” -declarou- “pois na sala de apresentação não havia nada parecido”. Em suma, a Vanessa considerou que a participação do evento e a elaboração do artigo foi uma experiência que agregou-lhe grandes valores acadêmicos para a sua graduação.

Vanessa Suzart, feliz logo depois de apresentar o seu trabalho

Vanessa Suzart, feliz logo depois de apresentar o seu trabalho

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s