Pesquisadores do Projeto Memória Ferroviária dialogaram sobre Metodologias e Ferramentas para Pesquisa durante Evento em Sevilha (Espanha)

O Seminário Internacional Sevilha – São Paulo foi realizado entre os dias 04 e 07 de maio na Universidade de Sevilha. O evento foi organizado pelo Andalucía Transversal, projeto de pesquisa liderado pelo Prof. Dr. Julián Sobrino Simal (Universidade de Sevilha). Este professor espanhol é um estudioso dos temas relacionados a paisagens da produção e, juntamente com o arquiteto Enrique Larive Lopez, é colaborador do Projeto Memória Ferroviária. Nas palavras dos organizadores, “propor um evento como este se baseia na relação cultural, social e econômica que, historicamente, existiu entre a região da Andaluzia e América“. O objetivo foi dialogar a partir dos pontos comuns entre as metodologias para, desta forma, desenvolver estratégias de aproximação ao espaço público e paisagem urbana contemporânea.

Actas_Seminario_Sevilla-Sao_Paulo._Metodologias_y_herramientas_de_investigacion._2015

A presença de professores brasileiros se deve principalmente a uma visita técnica organizada pelo Dr. Evandro Fiorin (UNESP – Presidente Prudente) para discussão sobre ensino e aprendizagem em Arquitetura e Urbanismo. Com este proposito o grupo foi composto pelos seguintes: Dr. Eduardo Romero de Oliveira (UNESP – Rosana); Dr. Samir Hernandes Tenório Gomes (UNESP – Bauru); Dr. Hélio Hirao (UNESP – Presidente Prudente); Dra. Cristina Maria Perissinotto Baron (UNESP – Presidente Prudente); Dra. Arlete Maria Francisco (UNESP – Presidente Prudente).

Além do proposito da viagem, os pesquisadores mencionados são colaboradores PMF. Desta forma, como não poderia deixar de ser, o patrimônio ferroviário teve papel de destaque nas discussões. Estiveram presentes também Ewerton Henrique de Moraes (bolsista BEPE/FAPESP) e os pesquisadores espanhóis Ana Cabanes (Fundación de los Ferrocarriles Españoles – FFE) e Dr. Domingo Cuellar (RENFE). Todos os colaboradores mencionados contribuíram com falas relacionadas às suas experiências de pesquisa e atuação.

O evento se mostrou como uma oportunidade de estreitar os vínculos para colaboração internacional entre as Universidades e pesquisadores. Neste mesmo sentido, durante a abertura do Seminário foi apresentado o curso de Pós Graduação (máster) em Gestão do Patrimônio Industrial, ofertado pela Universidade de Sevilha e com direção do Dr. Julián Sobrino.

Cartel MAPIND

O encontro contou ainda com atividades complementares: visita ao Laboratório de Fabricação Digital (FabLAB); visita ao Instituto Andaluz de Patrimônio Histórico (IAPH); passeio em bicicleta por antigas áreas industriais (Sevilla Industrial Bike); e, viagem técnica voltado as paisagens da produção na Serra Norte de Sevilha (foto). Esta última, mais longa entre as atividades, contou com visitas a Villanueva del Río y Minas, Munigua, Cazalla de la Sierra e Cerro del Hierro. Os trabalhos foram encerrados com um almoço descontraído em um restaurante na cidade de Cazalla de la Sierra.

DSC01216

Um resumo gráfico do Evento está disponível no blog do Andalucía Transversal, assim como a Ata do Evento, que conta com resumos individuais de cada uma das apresentações. Não deixem de conferir!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s