O patrimônio ferroviário, protagonista no VIII Colóquio Latino-americano de Patrimônio Industrial

Entre os dias 14 e 16 de março, a cidade de Havana, Cuba, sediou o VIII Colóquio Latino-americano de Patrimônio Industrial, organizado pelo TICCIH em parceria com o Conselho Nacional de Patrimônio Cultural de Cuba. O tema central do evento, que contou também com o apoio de várias organizações nacionais e internacionais, foi “Um olhar contemporâneo na indústria e seus espaços”.

COLOQUIO CARTEL

O encontro reuniu mais de cento e cinquenta especialistas do mundo todo, que apresentaram quase uma centena de trabalhos baseados tanto em experiências desenvolvidas no continente americano, como também em outros lugares. Como foi ressaltado na própria sessão de encerramento, o destaque foi para o patrimônio ferroviário. Houve aproximadamente 15 trabalhos monográficos sobre esse assunto, e ainda cabe ressaltar que as ferrovias também estiveram presentes em muitas outras pesquisas, mas não como tema principal.

IMG_1497

Entre outras atividades, o evento incluiu uma exposição fotográfica sobre o patrimônio industrial cubano

O projeto Memória Ferroviária, que teve representação no encontro, contribuiu para esta relevância do patrimônio ferroviário por meio do trabalho apresentado pelo pós-doutorando Juan M. Cano (que conta com apoio econômico da FAPESP), intitulado “Registro de vestigios industriales: las herramientas arqueológicas aplicadas a los antiguos talleres ferroviarios de Jundiaí (Brasil)”. O Dr. Cano demonstrou a metodologia aplicada em seu estudo de caso nas antigas oficinas da Companhia Paulista de Estradas de Ferro em Jundiaí, com destaque para as tarefas de registro e levantamento arqueológico desenvolvidas pelo pesquisador no local de estudo durante o ano de 2015.

cano_cuba

Trabalho apresentado pelo Dr. Juan M. Cano

Por fim, no citado ato de encerramento, Eusebi Casanelles, antigo presidente do TICCIH e atuando como porta-voz dos representantes nacionais reunidos em Cuba, propôs, como objetivo a ser atingido até o próximo encontro internacional do TICCIH (Chile 2018), a elaboração de uma monografia sobre patrimônio ferroviário e a realização de um censo dos principais espaços/bens industriais em America Latina, que poderia servir para organizar uma exposição sobre os elementos inventariados.

IMG_1567

Sessão plenária de encerramento

 

Saiba mais

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s