Visita técnica multidisciplinar em Guanabara (Campinas)

Pesquisadores do projeto Memória Ferroviária reuniram-se no dia 18 de julho, 2016, no antigo complexo ferroviário da Companhia Mogiana de Estradas de Ferro em Guanabara, Campinas-SP. O objetivo da reunião foi testar e aprimorar o novo modelo de trabalho de campo multidisciplinar em desenvolvimento pelo projeto Memória Ferroviária.

1

Desta vez participaram pesquisadores especialistas nas áreas de História, Arquitetura, Turismo, Arqueologia e Educação Patrimonial, vinculados às UNESP, UNICAMP e PUC-Campinas. A equipe, dirigida pelo professor Eduardo Romero de Oliveira, foi recebida no CIS Guanabara (Centro Cultural de Inclusão Social da UNICAMP) pelo seu coordenador, Odair Marques da Silva. Priscila K. de Araujo dos Santos (pesquisadora MF), que desenvolve um estudo de caso com apóio da FAPESP sobre o complexo ferroviário de Guanabara, fez as vezes de mestre de cerimônia e apresentou o local para o grupo.

2

Priscila durante a sua fala

Seguidamente começou o trabalho de campo. Foram visitadas diferentes instalações, tais como o armazém do café, a estação, o estádio de futebol e a vila ferroviária. Infelizmente, neste último caso a comitiva foi testemunha da demolição das antigas casas dos ferroviários, o que foi informado para os órgãos públicos competentes em matéria de patrimônio.

3

Parte da equipe avaliando o complexo esportivo da Mogiana

A jornada se concluiu com uma sessão de discussão onde cada pesquisador disciplinar ofereceu seu próprio olhar sobre os problemas de pesquisa do local visitado e as ferramentas disponíveis na sua disciplina para abordá-los. A troca de ideias permitiu estabelecer alguns pontos comuns e planejar estratégias de trabalho colaborativo, ainda que para melhor defini-las e levá-las à prática serão precisas novas saídas de campo, que já foram programadas.

4

Os pesquisadores participantes no experimento, na gare restaurada

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s