Visita técnica de MF ao conjunto ferroviário de Mairinque

Pesquisadores do projeto Memória Ferroviária se reuniram, no dia 10 de setembro de 2016, no conjunto ferroviário da antiga companhia Estrada de Ferro Sorocabana (EFS), na cidade de Mairinque, SP. O objetivo da visita foi aprimorar o modelo de trabalho multidisciplinar em campo desenvolvido pelo projeto Memória Ferroviária.

dsc04863-1

Durante a visita houve a participação de pesquisadores especialistas nas áreas de História, Turismo, Arquitetura e Arqueologia vinculados à UNESP, bem como a participação da arquiteta doutora Maribel Alba Dourado, da Universidade de Málaga, Espanha, que trouxe temas relacionados a paisagens e patrimônio industrial. Assim como de membros da comunidade, dentre eles, João Roberto Pinto Figueiredo, que acompanhou a visita e comentou aspectos da memória ferroviária local.

img_3319

A visita teve início na estação ferroviária de Mairinque, atualmente Centro da Memória Ferroviária, onde foi possível visualizar também imóveis operacionais da antiga EFS sob concessão da Rumo ALL. Na estação iniciaram-se as discussões sobre o olhar dos especialistas com relação aos espaços visualizados, a partir do material prévio disponibilizado pela anfitriã do conjunto, Rafaela Rogato Rondon Silva, que desenvolve projeto de mestrado junto a FAPESP sobre o conjunto ferroviário de Mairinque. As discussões foram dirigidas pelo professor Eduardo Romero de Oliveira.

img_3318

Posteriormente a estação, o grupo de pesquisadores visitaram outros espaços vinculados a antiga ocupação ferroviária na cidade, como o conjunto residencial ferroviário, o cinema, a Maria Fumaça e o antigo casarão do engenheiro no Horto Florestal. Em todos esses espaços foram desenvolvidas discussões in loco sobre o aprimoramento da pesquisa sobre o patrimônio ferroviário e aplicações de métodos de investigação, a partir do conhecimento especifico de cada pesquisador, com base em temas como a interpretação histórica, a preservação e o uso e valor atribuídos aos antigos espaços ferroviários.

img_3308

2 comentários sobre “Visita técnica de MF ao conjunto ferroviário de Mairinque

    • Prezado Fábio, da última vez que estive em Mairinque não consegui entrar na estação, pois o funcionário que nela trabalha estava de férias. Enviei para o seu email o contato de um dos membros voluntários da associação que promove alguns eventos na estação. Estou a disposição para quaisquer outras dúvidas.

      Curtir

Deixe um comentário