A preservação do conjunto ferroviário: algumas questões decorrentes das transformações no uso e operação

Na passada segunda-feira, 17 de julho, teve lugar no auditório CCO da Estação CPTM da Brás a sétima palestra do Fórum História e Patrimônio promovido pela CPTM e pelo projeto MF. Dessa vez, as turismólogas (UNESP/Rosana) e mestrandas em Arquitetura e Urbanismo (UNESP/Bauru) Rafaela Silva e Priscila Santos apresentaram seus trabalhos de pesquisa sobre preservação do patrimônio ferroviário, desenvolvidos respectivamente na vila ferroviária de Mairinque e no conjunto Guanabara de Campinas. Ewerton Moraes, também da equipe MF, atuou como moderador e comentarista no evento.

FullSizeRender 2

As palestrantes refletiram sobre as formas de salvaguarda do patrimônio industrial ferroviário com base em práticas de reutilização, proteção e diretrizes patrimoniais. Foi colocado, entre outras ideias, que somente no final do século XX e começo do XXI, foram criados projetos de restauro e revitalização das estruturas ainda existentes, com base nas histórias vinculadas à ferrovia, principalmente com uma abordagem de teor cultural. O trabalho das pesquisadoras, que visa identificar estratégias para difundir os conjuntos estudados como bens culturais, utiliza como instrumentos metodológicos pesquisas documentais e bibliográficas, além de mapeamentos, inventários e estudos dos processos de tombamento. A análise dos conjuntos ferroviários (estações, casas, oficinas, armazéns, etc) serve assim para identificar estratégias para difundi-los como bens culturais e para ilustrar a importância operacional, histórica e arquitetônica das estruturas ferroviárias.

IMG_9236

As apresentações foram continuadas por uma hora de debate com o público, que mais uma vez se mostrou muito ativo e partitivo. Isto reflete que o objetivo principal da parceria do projeto MF com a CPTM está sendo atingido plenamente: criar um espaço de diálogo com a sociedade e divulgar as pesquisas MF para além do âmbito acadêmico.

IMG_9238

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s