Resumo da atividade prática de Abordagem e Valorização do Patrimônio desenvolvida pela equipe MF no Complexo FEPASA em Jundiaí (SP)

Em uma semana repleta de atividades no projeto Memória Ferroviária (MF), no último dia 19 de julho houve um encontro da equipe na cidade de Jundiaí-SP, onde se localizam os remanescentes protegidos das oficinas da antiga Cia. Paulista de Estradas de Ferro, hoje conhecidos como Complexo FEPASA. O encontro esteve pautado na aplicação de métodos de Abordagem e Valorização do Patrimônio proposto por Silberman e Labrador (2014), apresentados durante oficina realizada entre os membros do projeto em abril de 2017 por Rafaela Silva e Priscila Santos.

DSC_0002

Em primeiro instante, houve o conhecimento do espaço (tour), a partir de exercício de reflexão proposto pelo arqueólogo Dr. Juan M. Cano Sanchiz para com os membros presentes, a fim de interpretar as diferentes fases construtivas e funcionáis do conjunto ferroviário, identificáveis em sua própria estrutura física com metodologia arqueológica. Logo em seguida foi promovida uma discussão interdisciplinar a fim de compreender as diferentes metodologias adotadas em cada pesquisa.

DSC_0014

Já na parte da tarde, o exercício seguinte promoveu a discussão e experimento dos métodos aprendidos na oficina de Abordagem e Valoração do Patrimônio realizada anteriormente, relacionados às investigações de Milena Silva, Alessandra Oioli e Evandro Júnior. A proposta promoveu a reflexão coletiva a partir dos métodos adotados nas diferentes pesquisas realizadas dentro do PMF.

IMG_9264

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s