Novas atividades de divulgação da equipe MF em março’17

No início do mês de março tiveram lugar duas novas atividades de transferência de conhecimento e divulgação dos resultados das pesquisas produzidas pelos membros da equipe MF. No caso, foram um workshop em São Paulo e uma palestra em Córdoba (Espanha). Encaminhadas ao público geral, as ditas atividades são prova do compromisso que o MF tem com o conjunto da sociedade, para além do âmbito acadêmico.

IMG_6935

cano

No dia 3 de março, Ewerton Herinque de Moraes apresentou o tema O Patrimônio Ferroviário no Estado de São Paulo no Auditório CCO da Estação de Brás em São Paulo. Recentemente, a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) promoveu palestras sobre o patrimônio ferroviário paulista. As atividades estão relacionadas as comemorações dos 150 Anos da São Paulo Railway (SPR), iniciadas em fevereiro. A fala do pesquisador Ewerton Moraes abrangeu temas como os bens tombados no Estado de São Paulo e a atual experiência em parceria com a CPTM, o aplicativo SPR 150 Anos. Realizado em dois dias, as palestras receberam aproximadamente 40 pessoas entre funcionários da CPTM, convidados e público inscrito.

IMG_6936

Por outro lado, Juan M. Cano ministrou na Faculdade de Filosofia e Letras de Córdoba (Espanha) o tema Arqueología en otro lugar y tiempo: ferrocarriles, globalización y metodología arqueológica en Brasil. A palestra foi realizada em colaboração com o projeto universitário de divulgação científica Arqueología Somos Todos. Juan apresentou uma visão pessoal do Brasil a partir da sua experiência de trabalho arqueológico com vestígios ferroviários no estado de São Paulo. Na sua fala, o arqueólogo tentou desconstruir alguns tópicos da percepção do Brasil na Europa e ressaltar a contribuição das ferrovias, da industrialização e da circulação global de pessoas e ideias na configuração atual do país e dos seus contextos culturais.

IMG_6741

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s